O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações sobre autuações por infrações de trânsito registradas antes da data oficial de início de operação dos novos radares instalados no município.
No documento, o parlamentar menciona que foi procurado por moradores que relatam terem sido autuados por infrações de trânsito aplicadas no mês de fevereiro, nas seguintes vias: Avenida Maranhão, Avenida Unitika, Avenida Brasil e Avenida Raphael Vitta. A Unidade de Trânsito e Sistema Viário da Secretaria de Obras confirmou a informação, afirmando que multas foram aplicadas durante o período de teste dos radares.
“Houve divulgação na imprensa informando que os radares somente entrariam em funcionamento a partir de 02 de março. Este requerimento tem o objetivo de proteger a população e esclarecer possíveis infrações ocorridas antes da data oficial de início de operação dos novos radares. É importante ressaltar que o responsável pela Unidade de Trânsito se comprometeu a contatar imediatamente a empresa responsável para resolver essa situação”, destacou Dourado.
No requerimento, Dourado questiona a data oficial de início de funcionamento e fiscalização eletrônica dos novos radares instalados no município, se foram aplicadas multas por infrações de trânsito por esses equipamentos antes da data divulgada e qual a atitude adotada ou a ser adotada pelo setor responsável em relação a essas multas indevidas.
Além disso, o vereador solicita uma lista demonstrativa, caso já tenham sido tomadas medidas para corrigir os possíveis equívocos nas infrações aplicadas. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária da terça-feira (28). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para obtenção de resposta.