O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação à prefeitura sugerindo a implantação de um plano municipal de logística reversa dos resíduos eletrônicos.
No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por moradores de diversas regiões do município que buscam o descarte adequado dos resíduos eletrônicos com logística reversa obrigatória, como produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Os equipamentos eletroeletrônicos incluem dispositivos de informática, som, vídeo, telefonia, brinquedos e também equipamentos de grande porte, como geladeiras, lavadoras e fogões. Pequenos dispositivos como ferros de passar, secadores, ventiladores, exaustores e outros equipamentos dotados de controle eletrônico ou acionamento elétrico também estão incluídos.
“Vários dos resíduos com logística reversa já têm a gestão disciplinada por resoluções específicas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), como as pilhas e baterias de várias dimensões, desde os dispositivos de pequeno porte até as baterias automotivas. Por isso, solicitamos providências do setor competente da Prefeitura para que implante um plano municipal de logística reversa”, enfatizou o autor.
A indicação será incluída na pauta da sessão ordinária da próxima quinta-feira (10) e será encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.